Robots de Soldadura (uma breve introdução)

 |  xbot

História
A soldadura robótica é uma das mais utilizadas aplicações de robótica industrial. Desde os anos 80 que o sector automóvel foi o condutor das vendas de robots especialmente com a soldadura por resistência a pontos, mas esta dominância tende a mudar rapidamente. Outros setores como o setor da electricidade e electrónica, aeronáutica e defesa e metais e maquinaria estão a crescer rapidamente. Cada vez mais existem menos trabalhadores qualificados para trabalhos “perigosos” como serralharia, sendo que os empresários estão à procura de automatização.

Em que constitui
Uma solução de soldadura com recurso a robot constitui-se basicamente por dois principais componentes: a máquina de soldadura com fornece a energia para soldar as peças e o robot que trata do posicionamento dessa energia à peça. Podemos ainda enumerar mais componentes deste sistema: o controlador que funciona como o “cérebro” do robot, as interfaces de programação do robot e da soldadura, os gabaris e mesas de soldadura, as tochas de soldadura no caso da soldadura por arco elétrico e não menos importante o extrator de fumos.

Os processos de Soldadura mais utilizados
Originalmente, o processo de soldadura mais utilizado na robótica foi a soldadura por resistência. No entanto, verifica-se a adoção pelas empresas industriais de novos processos de soldadura. São o caso da soldadura MIG/MAG, a soldadura TIG, a soldadura laser e a soldadura plasma.

A tendência
A tendência do mercado é de crescimento sendo que de 2021 a 2027 o valor do mercado vai duplicar. Esta tendência verificar-se-á tanto em Portugal como no resto da Europa. A adoção de robots colaborativos nas soluções oferecidas vai crescer. Prevê-se um aumento de vendas de robots colaborativos na ordem dos 70%, que vão ao encontro das necessidades das PME, que necessitam de soluções mais acessíveis que os robots industriais. A falta de mão de obra de soldadores também vai incrementar a implementação de soluções robotizadas.

© X BOT. All rights reserved.

João R. Matos, S.A.

Rua do Viso - Santa Joana
3810-375 Aveiro Portugal (PT)

© X BOT. All rights reserved.